BIOQUÍMICA


As proteínas podem ser classificadas conforme sua composição, morfologia, solubilidade e função. Tendo em vista a importância das proteínas aos seres vivos, classifique as afirmativas abaixo, como corretas (C) e incorretas (I) :  

(   ) - Proteínas estruturais = formam parte das células e tecidos que conferem apoio estrutural. Neste grupo podemos citar o colágeno, a elastina e a queratina da pele, pelos e unhas. 

(   ) - Proteínas de transporte = transportam substâncias como o oxigênio (hemoglobina), ácidos graxos (albumina do sangue). 

(   ) - Hormônios = participam da regulação das atividades dos diferentes órgãos e tecidos, de modo que o organismo funcione de maneira coordenada e harmônica. 

(   ) - Defesas (anticorpos ) = participam dos processos de defesa do organismo contra agentes estranhos, tais como as bactérias e vírus. 

(   ) - Fonte de energia = atuam como reserva de energia para o desenvolvimento de embriões, tais como albumina do ovo e outras proteínas presentes em sementes de vegetais. 

 




  • Somente as alternativas II e V estão corretas

  • Somente as alternativas II, III e V estão corretas  

  • Todas as alternativas estão corretas 

  • Somente as alternativas III, IV e V estão corretas 

  • Somente as alternativas I, II e IV estão corretas