PRIMEIROS SOCORROS
As manobras utilizadas para desobstruir uma vítima de engasgo com obstrução das vias aéreas consiste em utilizar compressões rápidas no abdome (sub-diafragmática) para expulsar o ar dos pulmões (tosse artificial) e remover o corpo estranho. Leia as afirmativas em seguir e, após a sua análise, assinale a alternativa verdadeira.
I- A posição das mãos para realizar as compressões consiste em manter o punho fechado, com o polegar para dentro e a mão oposta deverá firmar a primeira.
II- O local para as compressões em um adulto obeso está entre a extremidade do processo xifoide e a cicatriz umbilical.
III- A vítima apresenta um sinal universal de asfixia que é identificado pelo socorrista como a incapacidade de falar ou tossir.
IV- Os sinais e sintomas apresentados pela vítima podem variar, mas é comum observar a tosse fraca, o esforço respiratório, a cianose e se a obstrução é total a vítima pode chegar a ficar confusa e ter a perda da consciência devido à falta de oxigenação cerebral.
V- No caso de crianças, as compressões deverão ser realizadas na metade superior do esterno e, em seguida, cinco golpes entre as escápulas.
A resposta correta está em: