PRIMEIROS SOCORROS


As manobras utilizadas para desobstruir uma vítima de engasgo com obstrução das vias aéreas consiste em utilizar compressões rápidas no abdome (sub-diafragmática) para expulsar o ar dos pulmões (tosse artificial) e remover o corpo estranho. Leia as afirmativas em seguir e, após a sua análise, assinale a alternativa verdadeira.

 

I- A posição das mãos para realizar as compressões consiste em manter o punho fechado, com o polegar para dentro e a mão oposta deverá firmar a primeira.

II- O local para as compressões em um adulto obeso está entre a extremidade do processo xifoide e a cicatriz umbilical.

III- A vítima apresenta um sinal universal de asfixia que é identificado pelo socorrista como a incapacidade de falar ou tossir.

IV- Os sinais e sintomas apresentados pela vítima podem variar, mas é comum observar a tosse fraca, o esforço respiratório, a cianose e se a obstrução é total a vítima pode chegar a ficar confusa e ter a perda da consciência devido à falta de oxigenação cerebral.

V- No caso de crianças, as compressões deverão ser realizadas na metade superior do esterno e, em seguida, cinco golpes entre as escápulas.

 

A resposta correta está em:

 




  • As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • As afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • As afirmativas III e IV são verdadeiras.

  • As afirmativas II, III e V são verdadeiras.

  • As afirmativas I e III são verdadeiras.