PRIMEIROS SOCORROS
Na avaliação da cinemática do trauma, o socorrista deverá estabelecer a dinâmica dos acontecimentos e o mecanismo da lesão para que possa analisar a situação e prestar os primeiros socorros às vítimas com maior eficácia. Vamos imaginar uma colisão frontal de um automóvel contra um muro à 50 km/h (barreira estática). O veículo ficou com a frente muito amassada e o ocupante com ferimentos. Diante dessa situação, você como socorrista chegou até a cena do acidente e se perguntou “o que aconteceu”? Ao pensar na cinemática do trauma e nas condições do motorista analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a resposta correta.
- Ao colidir com uma barreira física estática, a energia cinética permanece inalterada e as vítimas ocupantes do veículo tendem a sofrer apenas ferimentos leves.
- O socorrista analisa as circunstâncias presentes na cena com a finalidade de estabelecer correlação entre o acidente e os traumas sofridos pelo motorista.
- Os ferimentos encontrados no motorista do veículo não são resultados da influência da energia cinética ocorrido durante a colisão.
- O motorista pode apresentar ferimentos traumáticos localizados no tórax, abdome e coluna.