As crianças desde muito cedo realizam contagens e relacionam pequenas quantidades a essa contagem. Elas contam no dedo, contam com palitos dentre outros objetos. Para sistematizar o processo de contagem, estabelecer a relação número quantidade e compreender o sistema de numeração, o professor pode utilizar o material Dourado.
“Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial”. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Material_Dourado. Acesso em: 07/02/2017.
Leia e analise as alternativas abaixo, em seguida assinale a alternativa que não corresponde a característica ou aplicabilidade desse recurso na sala de aula.
O Material Dourado é composto por cubinhos que representam as unidades, por barrinhas que representam as dezenas, por placas subdivididas em cem cubinhos que representam as centenas e por um cubo grande; que representa a unidade de milhar.
O Material Dourado é constituído por bastões e contas douradas. Cada bastão representa uma ordem. Ordem das unidades, ordem das dezenas, ordem das centenas e ordem das milhares.
No material dourado a cada dez cubinhos das unidades trocamos por uma barrinha, subdividida de dez em dez. E a cada dez barrinhas trocamos por uma plaquinha que representa a centena. E a cada dez plaquinhas – cem- trocamos pelo cubo do milhar.
O trabalho com Material Dourado possibilita a compreensão do agrupamento de dez em dez, isto é, do sistema de numeração decimal. O cálculo neste material inicia da direita para a esquerda, na ordem das unidades simples.
Com o Material Dourado podemos relacionar número e quantidade, realizar as quatro operações básicas, o cálculo de área e volume.