ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA


“É impossível para os atores públicos concentrarem suas atenções e atenderem a todos os problemas existentes em uma sociedade, dado que estes são abundantes e os recursos necessários para solucioná-los, escassos. Por isso, é necessário que se estabeleçam quais questões serão tratadas pelo governo. O processo de defi­nição da lista de principais problemas da sociedade é chamado de Formação da Agenda. Tal processo envolve a emergência, reconhecimento e a definição das questões que serão tratadas e, como consequência, quais serão deixadas de lado.” (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 10-11)

A respeito dos elementos que contribuem para que deter­minado problema se insira na Agenda Governamental avalie as seguintes afirmações:

I. A existência de indicadores, que são uma série de dados que mostram a condição de determinada situação. Se esses indica­dores apresentarem uma situação problemática, ela poderá ser inserida na Agenda Governamental para sofrer interferência do poder público.

II. Situações que, pela repercussão social que causam, chamam a atenção para determinados problemas, como casos de crimes violentos que, pela comoção na popula­ção, podem dar início a ações do governo que busquem evitar que outros crimes parecidos ocorram.

III. Os resultados obtidos com programas anteriores, encerra­dos ou não, que apontam falhas nas medidas adotadas pelo re­ferido programa avaliado ou outros problemas que até então não recebiam atenção governamental. Em geral, são frutos de avaliações das políticas.

Estão corretas as afirmações




  • I e II, apenas.

  • I, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • II, apenas.