EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Na Educação Inclusiva a falsa ideia de homogeneidade não tem lugar no contexto escolar, trata-se de um mito, pois a diversidade é característica de todo ser humano, independentemente de apresentar ou não alguma deficiência. Nesse sentido, Magalhães (2001) afirma que a Educação Inclusiva propõe uma escola que possa atender às demandas de sua clientela, mesmo que esta possua ou não necessidades educativas especiais, seguindo os princípios da democratização do ensino, uma escola que esteja apta a trabalhar com o aluno real.

Para tanto é importante:

I - Discutir a prática pedagógica e suas metodologias de ensino, as formas de avaliação, os currículos formais e, ainda, as interações cotidianas estabelecidas entre professores, alunos e outros profissionais da escola.

II - Matricular a criança com necessidades educacionais especiais na escola regular e garantir sua frequência é garantir a inclusão dela;

III - Incluir pressupõe mudanças de valores e atitudes e envolve transformações dos padrões curriculares da escola, que tradicionalmente reforçam os estigmas associados às pessoas com deficiência.

As assertivas corretas se encontram em:




  • I, II e III

  • I e II apenas

  • I e III apenas

  • II e III apenas

  • III apenas