EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Joseph Renzulli é psicólogo educacional, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa sobre superdotados e talentosos na Universidade de Connecticut, Estados Unidos, foi pioneiro ao dizer que os comportamentos de superdotação consistem na inter-relação de três traços humanos:
I – Habilidade muito superior a média em alguma área do conhecimento. Envolvimento com a tarefa. Criatividade e genialidade;
II - Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Envolvimento com a tarefa. Criatividade e genialidade.
III – Criatividade. Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Envolvimento com a tarefa. Os superdotados devem possuir esse conjunto de traços separadamente.
IV - Habilidade acima da média em alguma área do conhecimento (não, necessariamente, muito superior à média). Envolvimento com a tarefa, motivação, vontade de realizar, perseverança, concentração. Criatividade, pensar algo diferente, ver novos significados, retirar ideias de um contexto e usá-las.
V - Superdotados são aqueles que possuem esse conjunto de traços concomitantemente (habilidade acima da média em alguma área do conhecimento, envolvimento com a tarefa e criatividade).
As afirmativas CORRETAS se encontram em: