Medir o quanto o sistema de manufatura é produtivo, reflete o quanto é importante o estudo de tempos e métodos como uma das ferramentas gerenciais de apoio à identificação de pontos críticos e de estrangulamento na fábrica, ou seja, de gargalos. Nesse sentido, o estudo de tempos nos permite:
Fazer a junção de variáveis do processo em um só processo de maneira que ele fique estático, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.
Fazer a junção de variáveis do processo em um só processo de maneira que ele fique dinâmico, com isso, há uma piora no registro dos tempos de produção.
Desmembrar os métodos de trabalho do operador-máquina de maneira que ele fique estático, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.
Olhar, anotar e verificar o processo somente da máquina fora do processo, ou seja, parada de maneira que ela fique estática, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.
Reavaliar e adequar os métodos de trabalho de modo a incrementar a eficiência e a padronização das atividades realizadas nas operações.