ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


(Adaptado Enade 2018)   Benefícios de aposentadoria têm sido uma remuneração complementar que algumas entidades oferecem a seus colaboradores como forma de incentivá-los a se dedicarem à obtenção de resultados favoráveis à entidade. Com finalidade de padronizar os eventos relacionados a benefícios de aposentadorias, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu, em 2009, o CPC 33 – benefícios a empregados.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I - De acordo com o CPC 33, são benefícios de curto prazo: ordenados, salários, licenças remuneradas e benefícios de assistência médica, moradia, carro para empregados atuais, desde que sejam integralmente liquidados em até seis meses após o período a que se refere as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem os respectivos serviços.

II - O determinado plano de contribuição definida, constante no CPC 33, consiste em planos de que o colaborador participa com finalidade de obter benefícios pós-emprego, não tendo obrigação legal e construtiva de pagar contribuições para déficits atuais ou passados.

III - Segundo o CPC 33, os ganhos e perdas atuariais constituem mudanças no valor presente da obrigação de benefício definido resultantes de ajustes pela experiência, e de efeitos das mudanças nas premissas atuariais.

 

 

É correto o que se afirma em




  • I, II e III.

  • I, apenas.

  • II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e III, apenas.