(Adaptado Enade 2018) Durante auditoria em uma organização do setor de varejo, um auditor interno encontrou indícios de um desvio de aproximadamente R$ 300 000,00 em materiais, o que apontava para provável ocorrência de fraude. O desvio não havia sido detectado anteriormente porque o diretor do almoxarifado tinha registrado o recebimento dos materiais no inventário permanente da organização e, em seguida, encaminhado o relatório para o departamento de contas a pagar para processamento.
Considerando a situação descrita, assinale a opção que apresenta o procedimento que, provavelmente, teria levado à descoberta da fraude e dos materiais em falta.
Seleção de uma amostra aleatória de relatórios de recebimento de materiais e comparação desses relatórios com os registros que constam no inventário permanente, para verificação de eventuais diferenças e investigação por tipo de produto.
Seleção de uma amostra aleatória dos registros de vendas e confronto destes com os registros que constam no inventário permanente, para verificar se o material estava em estoque e investigar as causas de quaisquer diferenças.
Elaboração de um inventário físico e confronto da quantidade de materiais apurada neste com uma amostra aleatória dos pedidos de materiais, para verificação de eventuais diferenças e investigação de suas causas.
Elaboração de um inventário permanente e confrontar os valores que constam no estoque com os registros que constam no inventário permanente, para verificação de eventuais diferenças e investigação de suas causas.
Elaboração de um inventário físico e reconciliação dos valores que constam no estoque com os registros que constam no inventário permanente, para verificação de eventuais diferenças e investigação de suas causas.