FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
Quando o REDOME identifica algum paciente compatível, outros testes sanguíneos serão realizados e, se for confirmada a compatibilidade, esse paciente poderá realizar a doação de MO. Como as células da medula óssea podem ser doadas?
As células da medula óssea do doador podem ser coletadas de três diferentes maneiras. Em relação a esses procedimentos, analise as afirmações a seguir.
I. Diretamente da medula óssea do osso do quadril ílio (a coleta é realizada em centro cirúrgico sob anestesia, geral ou peridural, na região das nádegas com seringa – não há cortes, o procedimento leva por volta de 90 minutos e o doador permanece internado por 72 a 96 horas.
II. Do sangue periférico (coletado por meio de aférese, ou seja, o doador recebe uma medicação injetável por cinco dias para forçar as células-tronco a irem para o sangue. A doação não necessita de anestesia. Depois, as células são coletadas com a ajuda de uma máquina).
III. Do sangue de cordão umbilical / placentário (depois do nascimento do bebê, é possível retirar o sangue da placenta por meio das veias do cordão umbilical. Esse sangue é congelado e pode ser usado no momento do transplante).
É correto o que se afirma em