FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
As fontes de células-tronco hematopoéticas, com padrão de compatibilidade ideal, são raras e nem sempre podem ser utilizadas (INCA, 2012). Quando o paciente não possui um doador aparentado, isto é, um irmão, pai ou parente próximo, a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre indivíduos, não familiares, na população regional ou mundial. Existem diferentes tipos de transplante de medula óssea, e a indicação ocorre de acordo com a doença (INCA, 2012). (Amizade Compatível: uma doação para a vida).
Com base nas informações acima e em seus estudos do capítulo 6 - Transplante de medula óssea, assinale a alternativa correta.
Transplante alogênico de medula óssea: neste tipo de transplante, o paciente é seu próprio doador. Esse procedimento é indicado somente para algumas doenças. As células-tronco da medula óssea ou do sangue periférico são retiradas do próprio paciente e congeladas. Após o condicionamento, as células são descongeladas e infundidas na veia do paciente para que ele se recupere mais rapidamente dos efeitos da quimioterapia.
Transplante autólogo de medula óssea: : é o transplante de medula óssea entre irmãos gêmeos idênticos.
Transplante alogênico de medula óssea: as células-tronco do sangue são recebidas de outra pessoa, isto é, entre indivíduos compatíveis. Esse doador compatível pode ser um irmão (aparentado) ou pode ser um doador voluntário (não aparentado), cadastrado em bancos de medula óssea ou em bancos de cordão umbilical.
Transplante singênico de medula óssea: neste tipo de transplante, o paciente é seu próprio doador. Esse procedimento é indicado somente para algumas doenças. As células-tronco da medula óssea ou do sangue periférico são retiradas do próprio paciente e congeladas. Após o condicionamento, as células são descongeladas e infundidas na veia do paciente para que ele se recupere mais rapidamente dos efeitos da quimioterapia.
Transplante autólogo de medula óssea: as células-tronco do sangue são recebidas de outra pessoa, isto é, entre indivíduos compatíveis. Esse doador compatível pode ser um irmão (aparentado) ou pode ser um doador voluntário (não aparentado), cadastrado em bancos de medula óssea ou em bancos de cordão umbilical.