ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


Os indicadores atitudinais, índices de avaliação e de domínio indicam a atitude ou estado psicológico com que o locutor se representa diante dos enunciados que produz. Sendo assim, relacione os indicadores atitudinais contidos nas frases com o que eles indicam, tendo em vista a função dos elementos em destaque. Observe que é necessário, também, avaliar o sentido.

 

1. avaliação de eventos, ações ou situações

2. afetividade

3. atenuação

4. delimitação de domínio

 

(     )    Talvez fosse melhor pensar em modificar o atual estatuto, que, ao que me parece, apresenta algumas lacunas que poderão criar problemas futuros.

 

(     )    “Curiosamente, ao mesmo tempo em que proliferam alternativas de consumo e deleite através dessa potente máquina produtora de todo e qualquer tipo de mercadoria, nossos interesses tendem a convergir para atividades cada vez mais especializadas e descoladas das outras esferas da vida”. (MANZANO, Marcelo. Eu e o Mundo. In: Caros Amigos, nº 54, setembro de 2001).

 

 (     )    “...bem, me pediram para falar sobre o terreno... em princípio realmente eu... fico sem saber o que dizer... fui pegada de surpresa... mas... tenho um roteiro... o que me tranquiliza mais um pouco... geograficamente falando... o tipo de terreno... que nós encontramos... por exemplo o terreno plano... o terreno plano... aparentemente é um terreno bom... (DID REC 265: 1-5).

 

(     )    No meu modesto modo de entender, creio que deveríamos refletir um pouco mais sobre essa questão.

 

(     )    Lamentavelmente, a Universidade contribuiu para o colapso ecológico da Ilha, destruindo a mata e jogando objetos químicos no mangue.(...) (Nildo Ouriques,  Reitor necessário em Santa Catarina, In: Caros Amigos 78, setembro de 2003, p. 43).

 

(      )   Ainda não se sabe ao certo quem matou Toninho do PT. Inexplicavelmente, o caso foi dado como encerrado e não se falou mais nisso.

 

Marque a alternativa que contém a sequência numérica CORRETA.

 




  • 3, 1, 4, 3, 2, 1

  • 2, 4, 3, 1, 2, 1

  • 4, 4, 4, 1, 2, 3

  • 1, 2, 4, 3, 3, 1

  • 3, 3, 2, 1, 1, 4