ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS


Os indicadores modais ou modalizadores são elementos linguísticos que determinam como aquilo que se diz é dito e também apresentam, na construção do sentido do enunciado, a intenção do dito pelo modo que se diz. Assim, a modalização constitui a marca dada pelo sujeito a seu enunciado, ou seja, os modalizadores são meios pelos quais um falante manifesta o modo com que ele considera o seu próprio enunciado. Sendo assim, considerando os estudos sobre esse assunto, analise a expressão “Possivelmente” no último parágrafo do trecho a seguir:

 

 

A 20 dias de valer a obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que "possivelmente" o governo vai adiar a medida.

"Estamos discutindo questões do equipamento de segurança que seria acrescentado aos automóveis em 2014. Estamos preocupados com o impacto sobre o preço do carro. Isso eleva o preço do carro de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Estamos estudando o que fazer com isso", disse Mantega nesta quarta-feira (11). Os equipamentos seriam obrigatórios a partir de janeiro. “Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor. Hoje, 60% dos veículos já têm o equipamento. Passaria para 100% [em 2014]”.

 

(Fonte: G1. Autoesporte. Freios ABS e airbag não devem mais ser obrigatórios em 2014, diz Mantega. 11 dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.)

 

 

 

Assim, considerando a expressão “Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor.”, assinale a única alternativa CORRETA:

 




  • A expressão “Possivelmente” é um verbo auxiliar modal, por isso ela estabelece uma ação para o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”.

  • A expressão “Possivelmente” é um modalizador asseverativo negativo, pois por meio dela o autor ressalta que discorda do conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”.

  • A expressão “Possivelmente” mostra uma reação emotiva do autor diante do conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor”, pois ele considera esse conteúdo como algo bom e mostra que se sente feliz diante dele. Sendo assim, a expressão é considerada uma modalização afetiva. 

     

  • A expressão “Possivelmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor” como quase certo, sendo assim a expressão é considerada um modalizador quase asseverativo. 

  • A expressão “Possivelmente” indica que o autor considera o conteúdo do trecho “vamos adiar a entrada em vigor” como algo que deve ocorrer de forma obrigatória, sendo assim é uma modalização deôntica [que se refere às normas].