EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA


 

" O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou hoje o início de uma pesquisa no Rio Grande do Sul para testar anticorpos de coronavírus nos brasileiros, chamada inquérito epidemiológico. O objetivo, conforme explicação do ministro, é entender a velocidade com que o organismo produz anticorpos para a covid-19. ‘(É necessário) Para termos a consciência de que estamos nos auto-vacinando’, disse Mandetta. ‘Temos muita gente assintomática que ganha anticorpos, tem gente com forma leve e nem busca atendimento, e que é corona, uma forma tão leve que apresenta uma pequena coriza’, continuou. ‘Esse vírus está escrevendo a história natural da doença’, declarou Mandetta.”

 

Fonte: Site consutlado: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/14/mandetta-anuncia-testes-com-presenca-de-anticorpos-para-covid-19-no-rs.htm Acesso em: 20 jun. 2020.

 

A História Natural das Doenças (HND) é um esquema que visa descrever o desenrolar de uma doença desde seu início na pessoa saudável, mas suscetível, até o seu desfecho, seja a recuperação ou o óbito. Esse é um esquema geral, que funciona para prever o desenrolar de uma doença e permitir inferir maneiras de atuar para minimizar suas consequências e suas diversas etapas. Considerando esta definição, é verdadeiro acerca da HND:

 




  • Os fatores de risco, desde um fator mínimo até um fator máximo, fazem parte do período pré-patogênico e não influenciam a HND.

  • Conhecer a HND permite entender etiologia, diagnóstico, prognóstico, o que afeta diretamente apenas o nível de prevenção da promoção da saúde.

  • O conhecimento da HND visa fornecer dados suficientes para o desenvolvimento de tratamentos específicos, principalmente medicamentos.

  • O conceito de HND implica que todas as doenças possuem uma causa bem definida e estágios de patogênese também bem definidos.

  • Uma das implicações praticas da HND é que a prevenção de uma doença só́ é possível quando se tem a compreensão acerca da causa dessa doença, que é possível graças ao diagnóstico etiológico.