EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA


 

“O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é produto da unificação de mais de 40 modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. 

 

Com a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerada uma importante ferramenta de gestão na área da saúde. No nível federal, sua gestão está afeta à Secretaria de Vigilância à Saúde”.

 

Fonte: Ministério da Saúde. Mortalidade. 2017. Site consultado: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/mortalidade Acesso em: 20 jun. 2020.

 

Em uma unidade da saúde da família, a médica pediátrica observa que houve grande número de mortes em seu território. De um total de 30 óbitos registrados no município, 10 foram crianças entre 0 e 1 ano. Ela considera uma medida de frequência dos óbitos de crianças dividido pelo número total de óbitos para planejar medidas preventivas para sua área de atuação e, no futuro, comparar se essas medidas foram eficazes.

 

A médica da saúde da família está utilizando uma medida epidemiológica de:

 




  • prevalência

  • índice

  • risco

  • coeficiente

  • incidência