LINGUÍSTICA II


Recorde a definição do papel fórico e do papel dêitico na linguagem, para responder a esta questão.

 

Papel fórico - Trata-se da função das formas remissivas de retomar um referente já expresso (anáfora) ou de referir-se a um referente introduzido depois dela na superfície textual (catáfora).

Papel dêitico - Trata-se da função de mostrar ou de apontar para fora do universo textual, ou seja, para a situação concreta de enunciação. (MARTINS, 2011, p.51).

 

Considerando o estudo referente a esse assunto, analise as situações a seguir observando se o elemento sublinhado tem papel fórico (anáfora ou catáfora) ou papel dêitico, identificando a forma remissiva e o referente.

 

A) Situação comunicativa: na sala de aula, uma aluna manda um bilhete para a colega com os seguintes dizeres: “Eu vou estudar para a prova, você vai? ”.

 

B) Situação comunicativa: na sala de aula, um aluno manda um bilhete para o colega com os seguintes dizeres: “O professor explica bem, mas ele não vai corrigir os exercícios?”.

 

C) Situação comunicativa: na sala de aula, o professor, no início da aula, diz: “Tudo foi realizado conforme combinado: as questões foram postadas, o resumo das explicações foi disponibilizado na página do aluno e o gabarito será entregue neste momento”.

 

A partir das observações e dos estudos acerca do assunto, analise as seguintes afirmações.

 

I- Na situação A, o papel do elemento grifado é dêitico, tendo em vista que a forma remissiva “você” aponta para um referente fora do enunciado, no caso está se referindo à leitora do bilhete.

II- Na situação A, o papel do elemento grifado é fórico, na medida em que a forma remissiva “você” aponta para um referente que está dentro da situação apresentada.

III- Na situação B, o papel do elemento grifado é fórico, sendo um caso de anáfora, pois a forma remissiva “ele” aponta para um referente dentro do enunciado. No caso, está se referindo à expressão “o professor”.

IV- Na situação C, o papel do elemento grifado é fórico, sendo um caso de catáfora, já que a forma remissiva “Tudo” aponta para o referente que está dentro do enunciado e o precede: “as questões foram postadas, o resumo das explicações foi disponibilizado na página do aluno e o gabarito será entregue neste momento”.

 

São corretas as afirmativas contidas na alternativa:




  • II e III.

  • I, III e IV.

  • I e IV.

  • II e IV.

  • I, II e IV.