GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre caracterização dos recursos hídricos superficiais e previsão de eventos extremos.

 

Segundo a Agência Nacional de águas (ANA), “bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água, em geral, convergem para uma única foz, localizada no ponto mais baixo da região”. (www.ana.gov.br).

 

Sobre o processo de individualizar uma bacia hidrográfica é correto afirmar que:

 




  • Com base em um mapa topográfico verifica-se os limites inferiores do terreno, pois, a origem das bacias se dá pelas nascentes ali localizadas.

  • Por meio de dados de fotografias aéreas verifica-se as unidades geológicas, pois seus limites coincidem com os divisores de águas das bacias.

  • É realizado sobre uma planta da região, com altimetria adequada, procurando traçar a linha que separa a bacia considerada das contíguas.

  • É realizado um estudo sobre as águas subterrâneas, com base em imagens de satélites, pois, as bacias correspondem aos corpos hídricos subterrâneos.

  • A partir de um mapa político localiza-se os rios mais próximos às fronteiras estaduais, pois, as bacias são delimitadas conforme as unidades federativas.