FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
O que acontece com o sangue doado?
Após o término da doação, o sangue passa por um processo de fracionamento (separação) dos hemocomponentes que serão utilizados em diferentes transfusões, conforme a necessidade dos pacientes. Da doação de sangue, originam-se os hemocomponentes e os hemoderivados que são produtos distintos.
Com base nessas informações, analise as afirmações que se seguem.
I. Hemocomponentes são produtos gerados a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação, congelamento), são denominados hemocomponentes. Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total. A outra forma, mais específica e de maior complexidade, é a coleta por meio de aférese.
II. O Concentrado de Plaquetas (CP) é obtido a partir de unidade individual de sangue total ou por aférese. Contém as plaquetas, células essências para a hemostasia normal, pois são responsáveis pela descontinuidade do sangramento por formar um tampão nos vasos sanguíneos. Esse hemocomponente é utilizado em caso de tratamento de disfunção plaquetária, transplantes, leucemias, quimioterapias e outros.
III. Hemoderivados são produtos obtidos do sangue total, mas que foram separados por outros processos, como os físico-químicos ou os biotecnológicos, em escala industrial. A albumina, as imunoglobulinas, os complexos protrombínicos e os fatores de coagulação são alguns exemplos de hemoderivados.
É correto o que se afirma em