FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
“A Associação Brasileira de Talassemia (ABRASTA) é uma ONG que atua com o aval e a orientação de um Comitê Científico Médico acolhendo e direcionando ações para pacientes talassêmicos com o objetivo de oferecer às pessoas com talassemia um acesso fácil e rápido ao melhor tratamento e qualidade de vida. Dados disponibilizados por esse órgão e publicados pela Fundação Hemominas mostram que no Brasil há cerca de mil pessoas com síndromes talassêmicas sendo que mais da metade apresentam a forma grave da doença”. (Disponível no E-book: Amizade compatível: uma doação para a vida)
Pessoas com talassemia possuem uma variabilidade de sintomas, tais como:
anemia persistente, aparência pálida, diminuição do baço, distúrbios respiratórios e endócrinos, maior desenvolvimento no crescimento e na maturação sexual, além de infecções recorrentes.
anemia persistente, aparência pálida, aumento do baço, distúrbios cardíacos e endócrinos e um maior desenvolvimento no crescimento e na maturação sexual.
anemia persistente, aparência pálida, diminuição do baço, distúrbios cardíacos e endócrinos, atraso no crescimento e na maturação sexual, além de infecções recorrentes.
anemia persistente, aparência pálida, aumento do baço, distúrbios cardíacos e endócrinos, atraso no crescimento e na maturação sexual, além de infecções recorrentes.
leucemia, aparência pálida, aumento do baço, distúrbios neurais e endócrinos e um menor desenvolvimento no crescimento e na maturação sexual.