HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL


Considerando a "expansão europeia" e a "formação do Mundo Atlântico", marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:

 

(   ) A abertura do Atlântico foi crucial para romper o isolamento do continente europeu e desencadear um processo de crescimento econômico e cultural da região.

(   ) Importante ressaltar que a expansão europeia pelo Oceano Atlântico surge atrelada a um conjunto de transformações econômicas e políticas endógenas ao continente, como a ascensão da burguesia, a formação dos estados nacionais e a emergência do mercantilismo.

(   ) Assim, a expansão europeia pelo Atlântico, orientada pelos princípios do mercantilismo, levou à formação de um amplo sistema colonial de dimensões continentais, em que a exploração das colônias vinculava-se fortemente à acumulação de capitais, tanto por parte da burguesia, como por parte do Estado.

(   ) Por volta de 1580, as atividades essenciais do comércio e da política europeia se deslocam do Mediterrâneo para o Atlântico, dando origem a um amplo sistema de relações coloniais – o Mundo Atlântico.

 

Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:

 




  • F F V V

  • F F F F

  • V F V F

  • V F F V

  • V V V V