DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
Conforme estudamos, uma das principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual é o desconhecimento de suas especificidades e reais implicações do seu quadro. Nesse sentido, é importante que os profissionais da educação reconheçam que:
Marque a única opção CORRETA:
As baixas expectativas sociais em relação às suas capacidades e habilidades se deve ao fato da Deficiência Visual ser acompanhada de um quadro de Deficiência Intelectual.
As experiências e estimulações adequadas às suas necessidades não são capazes de minimizar os prejuízos decorrentes do quadro visual.
As pessoas com deficiência visual não têm interesses comuns aos interesses das pessoas visuais, têm, ainda, a capacidade para fazer quase tudo que os videntes (quem enxerga) fazem usando recursos mentais comuns a todos os sujeitos.
O potencial funcional da pessoa com deficiência visual pode estar reduzido devido à restrição de experiências, uma vez que a ausência de estimulação ou “restrição de experiências” impacta negativamente o desenvolvimento da criança privada de visão.
A potencialidade intelectual do indivíduo é alterada pela deficiência visual.