LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.

 

Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses metafóricas de situações, vivenciadas pelas pessoas, de um modo geral.

 

 

Leia o seguinte ditado popular:

 

 

“O que não me mata, me fortalece.”

 

 

Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:

 

 

I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.

 

II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.

 

III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.

 

IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais fortes.

 

 

 

Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:

 

 




  • I, apenas

  • II, III e IV

  • I e II

  • I, II, III e IV

  • III e IV