LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Confluir imagem, sons, vídeos de uma forma complementar ao texto verbal contribui sobremaneira para que o escritor atinja os objetivos de seu texto, fazendo-se compreender de forma mais plena. Os links complementam o texto verbal matriz, dando ao leitor acesso, por diferentes mídias, a construções que visam o desdobramento e enriquecimento da temática.

 

 

Em um hipertexto, em um website, o autor colocou um link com a palavra Humanização que remetia ao site “Dicionário On-line de Português” e trazia o seguinte.

 

 

Significado de Humanização

substantivo feminino. Ação ou efeito de humanizar ou humanizar-se; tornar-se mais sociável, gentil ou amável. Etimologia (origem da palavra humanização). Humanizar + ção.

 

Sinônimos de Humanização

Humanização é sinônimo de: educaçãosocializaçãocivilização

Antônimos de Humanização

Humanização é o contrário de: desumanização.

 

 

(Fonte: DICIO. Dicionário On-line de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/humanizacao/. Acesso em: 22 set. 2020.)

 

 

Podemos dizer que o link é:

 




  • Uma indicação de pesquisa para aprofundamento do assunto, uma vez que traz um artigo científico, cujo suporte é uma das principais revistas científicas do país acerca da temática.

  • Uma animação, haja vista que a imagem de desenhos se movimentando são um interessante recurso para chamar a atenção do leitor.

  • Um glossário, haja vista que traz a definição da palavra, elucidando seus vários sentidos, que podem ser usados em diversos contextos.

  • Um relato de experiência, haja vista que evidencia uma experiência, vivenciada na prática, por uma pessoa, e que se articula coerentemente com a temática.

  • Uma curiosidade, uma vez que traz uma informação inusitada acerca do tema, sendo esta muito interessante.