LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Observe a imagem a seguir:

 

 

Essas são algumas características do hipertexto, segundo Marcuschi (2001 apud PIRES; DELDUQUE; LATERZA, 2020, p. 140). Com base nesse estudo, avalie as afirmativas a seguir.

 

I. Nos hipertextos, pode-se dizer que não há hierarquias quanto aos limites de espaço textuais, tanto de escritura quanto de leitura, por isso podemos dizer que eles são fragmentários.

 

II. Ao fazer a leitura do hipertexto, estabelecemos ligações de fragmentos de textos, relacionando-os, de forma dinâmica, no entanto é necessário que ele tenha cum centro regulador imanente. Podemos afirmar que o hipertexto é fragmentário.

 

III. A característica de ser topográfico, diz respeito à possibilidade de o hipertexto agregar, de forma coerente, à linguagem verbal a linguagem não verbal, por meio de gráficos, vídeos, podcasts, fotografias entre outras formas, modos de linguagem.

                            

IV. Os hipertextos, diferentemente dos livros impressos, são voláteis, isto é, podem ser colocados e recolhidos da internet, quando o autor quiser. Além disso, os caminhos de leituras também são instáveis pois são feitos pelos leitores, de acordo com as conexões que querem estabelecer.

 

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

 




  • I, II e III

  • I, apenas

  • II e IV

  • I, II, II e IV

  • III e IV