LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Para Fernandes (2008, p.26), “compreender o sujeito discursivo requer compreender quais são as vozes sociais que se fazem presentes em sua voz”. Você estudou, inclusive, que, no interior de uma formação discursiva (doravante FD), os sentidos são determinados pelas formações ideológicas que atravessam esse espaço. Em um culto religioso cristão, por exemplo, a configuração enunciativa deve predominar é de uma FD religiosa e cristã. Durante uma partida de futebol, predomina-se uma FD esportiva.

 

 

Considerando seus estudos, leia o texto a seguir:

 

 

Permeada pela desigualdade de gênero, a história brasileira deixa clara a posição inferior imposta a todas as mulheres. Essas, mesmo após a conquista do acesso ao voto, ensino e trabalho – negado por séculos – permanecem vítimas da violência, uma realidade que ceifa vidas e as priva do direito a terem sua integridade física e moral protegida.

 

O machismo e a misoginia são promovidos pela própria sociedade. Meninas são ensinadas a aceitar a submissão ao posicionamento masculino, ainda que estejam inclusas agressões e violência, do abuso psicológico ao sexual. Os meninos, por sua vez, têm seu caráter construído à medida que absorvem valores patriarcais e abusivos, os quais serão repetidos em suas condutas ulteriores.

 

Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon, que declara o comportamento humano como contagioso, se aplica perfeitamente à situação. A violência de gênero, conforme permanece a ser reproduzida, torna-se enraizada e frequente. Concomitantemente, a voz das mulheres é silenciada e suas manifestações são reprimidas, o que favorece o mantimento das atitudes misóginas.[...]

 

(Fonte: PEREIRA, Júlia. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Guia de Carreira. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/enem-redacao-nota-1000/. Acesso em: 03 ago. 2020.)

                                                                                

 

Agora, avalie as afirmativas:

 

 

I) No texto, pode-se identificar predominantemente a formação discursiva feminista, haja vista que o discurso, constituidor do texto, defende os direitos da mulher.

 

II) Pode-se encontrar no texto, entre outras, a formação discursiva filosófica, pois há a citação de um filósofo e a explanação de suas ideias que contribuem com a argumentação no discurso.

 

III) Para entender o enunciado, o leitor precisa entender o contexto sócio-histórico brasileiro, sua cultura e a história das lutas e conquistas femininas. Tais aspectos são parte da condição de produção desse discurso.

 

IV) O termo misoginia, que significa ódio ou aversão às mulheres, complementa-se ao machismo. Esses são usados no texto em seu sentido natural, demonstram que eles podem e devem continuar a serem praticados pois pertencem a cultura da sociedade.

 

V) Os termos machismo e misoginia, no texto, são explicados como fatores históricos da cultura brasileira, haja vista que estão imbricados na criação de muitas meninas e meninos. Mostra um processo de causa e consequência que torna tais posturas como cíclicas e, por isso, difíceis de serem combatidas.

 

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

 




  • I, II, III e V

  • II, III, IV e V

  • I, II e III

  • I, II, III, IV e V

  • I, II e IV