LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Outra concepção importante para a Análise do Discurso é a de formação discursiva, que se refere ao que se pode falar, escrever em determinada época e espaço social, a partir das condições de produção. Isso significa dizer que os sentidos emergem de acordo com as formações ideológicas (crenças, convicções de uma sociedade em um tempo e espaço específicos). Por exemplo, em um artigo de opinião de um determinado jornalista, os enunciados refletem as ideias desse jornalista.

 

No interior de uma formação discursiva (doravante FD), os sentidos são determinados pelas formações ideológicas que atravessam esse espaço. Em um culto religioso cristão, por exemplo, a configuração enunciativa deve predominar é de uma FD religiosa e cristã. Durante uma partida de futebol, predomina-se uma FD esportiva.

 

 

Tendo em vista essa concepção, veja as afirmações.

 

I Em um culto religioso cristão, deve-se predominar a formação ideológica religiosa que crê em Deus, em Jesus Cristo e as formações discursivas se articulam com as ideológicas.

 

II Em uma greve de professores, a formação discursiva vai elencar termos, expressões, questionamentos, imagens, que implicam questões salariais, plano de carreira, relações escola comunidade, de acordo com as ideologias do grupo envolvido.

 

III Em uma publicidade de carro de luxo, as formações discursivas vão circular em torno das ideias de poder, de riqueza, de aparências, de competição, de classe social, envolvendo o universo capitalista.

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

 




  • II e III

  • I e III

  • I, II e III

  • III, apenas

  • II, apenas