REDAÇÃO OFICIAL E COMERCIAL


Um memorial é um texto utilizado como apresentação. Ele possui certas características que o distingue dos gêneros utilizados com o mesmo propósito, porém possui vantagens e desvantagens quanto a seu uso. A partir disso, assinale a alternativa estabeleça a relação correta entre ele e outros gêneros de mesmo caráter.

 

 




  • Um memorial se destaca porque é forma mais conectada com as transformações do mundo moderno, mas exige uma competência de escrita maior. O currículo, online ou tradicional, por se estruturar em campos específicos, exige menos da competência de escritor do candidato.

  • Um memorial é mais adequado para a exposição da vida acadêmica que o Currículo Lattes. Isso porque este é porque composto por informações objetivas e aquele é pessoal, formado por dados aleatórios e por isso mais atraente.

  • Um memorial em nada se destaca em relação aos outros gêneros porque ele contém tudo aquilo que um currículo vitae possui. Portanto, se ambos buscam apresentar seu autor por meio de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, o indivíduo pode escolher qualquer forma, independentemente da exigida por determinada instituição.

  • Um memorial possui a vantagem de ser um texto mais espontâneo. Sua linguagem é leve e apresenta um perfil, inclusive, da personalidade de seu autor. No entanto, o currículo online é melhor porque a liberdade do universo virtual deixa o texto mais organizado e seu autor pode se expressar por meio de uma linguagem coloquial, como é a o próprio uso da língua nesses espaços.

  • Um memorial, maleável que é, pode conter qualquer informação sobre o passado do indivíduo. Pode ainda adotar a forma de um currículo tradicional. A partir disso, percebe-se a vantagem deste gênero em detrimento de todos os outros.