REDAÇÃO OFICIAL E COMERCIAL


O texto abaixo é um exemplo de procuração. Leia-o e atente-se para a estrutura, os componentes que caracterizam o gênero bem como sua natureza.

 

PROCURAÇÃO

 

 

Por este instrumento particular de procuração, eu, Fulano de Tal, brasileiro, casado, residente e domiciliado em Porto Alegre, na rua Dr. Flores, .................................... – ap. ........................, aluno da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aprovado no quinto semetre do Curso de Bacharelado, nomeio e constituo meu bastante procurador o senhor Ângelo Morais, brasileiro, solteiro, maior, residente e domiciliado em Porto Alegre, na rua do Parque, ............................, com fim especial de efetuar minha matrícula na referida faculdade, no sexto semestre.

 

Porto Alegre, 2 de janeiro de 1998

 

Fulano de Tal

 

 

(MARTINS, Dileta Siveira. Português Instrumental: de acordo com as normas atuais da ABNT / Dileta Silveira Martins. – 27. Ed. – São Palulo : Atlas, 2008. p.244)

 

 

A partir da leitura do texto é possível perceber a função a que ele se propõe. Sendo assim, assinale a alternativa que identifica o porquê da redação deste documento.

 

 




  • Fulano de Tal está doente e, por isso, nomeia Ângelo Moraes como procurador a fim de que ele faça a matrícula no sexto período do curso.

  • Fulano de Tal emite uma procuração a fim de que seus poderes, exclusivos para esse fim, sejam transladados para Ângelo Moraes, o outorgado.

  • Fulano de Tal deseja fazer sua matrícula no sexto semestre da faculdade e, impossibilitado de ir, encaminha esta procuração ao senhor Ângelo Morais, responsável pelo setor de matrícula da instituição.

  • Fulano de Tal, como aluno do curso de Direito, reconhece que a lei autoriza a matrícula, em seu nome, à distância. Por isso produz esse requerimento como autorização para o exercício da lei.

  • Fulano de Tal permite a matrícula no sexto semestre e também a negociação dos valores referente a tal período, via procuração.