REDAÇÃO OFICIAL E COMERCIAL


Todas as alternativas abaixo se referem ao gênero ordem de serviço. Elas versam sobre uma definição adequada, características e utilização do documento. Sendo assim, assinale aquela que contenha somente afirmações verdadeiras sobre este modelo textual.

 

 




  • Ordem de serviço garante a qualidade dos serviços contratados e, logo após sua execução, pode ser descartada.

  • Ordem de serviço é uma determinação de um superior sobre um funcionário obrigando-o a executar determinada ação mesmo que ele não tenha sido contratado ou concursado para tal cargo.

  • Ordem de serviço é um documento que garante a execução do serviço contratado ou se refere a normas sobre o quadro de funcionários. Ela tem caráter descritivo e pode ajudar, quando for o caso, no controle de estoque, redução de custos, diminuição dos erros e seleção de mão de obra.

  • Ordem de serviço se estrutura em um texto cuja mensagem seja rápida e eficiente. Sua instrução deve ser clara e por isso dispensa a assinatura do superior, uma vez que o título do documento possui valor legal.

  • Ordem de serviço pode ser emitida por qualquer funcionário de empresa pública ou privada desde que seja comprovada a urgência, a necessidade e a relevância da ação. Em situações normais e rotineiras, porém, somente um superior pode determinar uma OS – Ordem de Serviço.