ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SECRETARIADO


Leia o texto para responder a próxima questão.

 

 

      Uma pesquisa realizada com 500 profissionais da área de Secretariado Executivo de todo o Brasil pela SEC - Secretary Search & Training (consultoria especializada) apontou que, apesar de reconhecida ascensão profissional no mercado de trabalho, as secretárias ainda sofrem muitas dificuldades.
        Entre as entrevistadas, 37% dizem que o clima organizacional das empresas em que trabalham está cada vez mais desfavorável e pouco estimulante ; já 20% dizem que as empresas contratantes não oferecem treinamento e benefícios. Em terceiro lugar, com 16% de reclamações, vem o salário que, segundo elas, não condiz com a responsabilidade da função.
        Cerca de 12% reclamam do autoritarismo do chefe e 9% da falta de corporativismo entre as colegas da mesma área.Por último, a pesquisa indicou que 6% das secretárias entrevistadas acham que a pouca abertura e a flexibilidade para inovar na empresa é um dos grandes obstáculos para o seu desenvolvimento profissional.

 

 

Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/o-secretario-no-assessoramento-executivos.html>. Acesso em 30 de Julho de 2020.

 

 

O texto proposto demonstra, por meio de uma pesquisa, os entraves e conflitos de 500 profissionais da área de Secretariado Executivo. Com base nisso, é correto afirmar que

 

 




  • dentre as dificuldades encontradas por estas profissionais, destaca-se que a falta de regulamentação é o pilar para todos os outros problemas.

  • não há, no mercado atual, malefícios e entraves na profissão. O texto demonstra isso pela enorme proporção de profissionais satisfeitas com a atuação das empresas.

  • dentre as maiores dificuldades sofridas pelas secretárias estão o clima desfavorável das empresas, a falta de treinamentos e benefícios e, também, o salário (que não condiz com a responsabilidade da função).

     

     

  • apesar dos conflitos encontrados pelas profissionais em questão, a profissão de secretária executiva é a mais rentável dentre os cargos de qualquer empresa.

  • as maiores dificuldades sofridas pelas secretárias são o autoritarismo do chefe, falta de corporativismo entre as colegas da área e, a ausência de profissionais do sexo masculino.