ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO


 

No processo de comunicação contemporâneo, o gerenciamento do conhecimento pode ser definido como:

[...] um conjunto de ferramentas para a automação dos relacionamentos entre informações, usuários e processos. O gerenciamento do conhecimento envolve o processo de obter, gerenciar e compartilhar informações, utilizando-se de tecnologias para alavancar isso de forma corporativa. (ANGELONI, 2002, p. 205)

 

Assim, denotamos que os fatores comunicacionais estão fundamentados no crescimento das novas tecnologias, as quais deram outra dimensão aos conceitos básicos de tempo, espaço e eficácia. Nesse sentido, a comunicação online cria espaços de convivência, redimensiona hábitos de consumo, circulação de informações e, sobretudo, potencializa relevantes oportunidades fidelizadas e inéditas de negócios para as empresas. Além disso, possibilita aos stakeholders interagirem com essas oportunidades, independentemente do local onde estejam situados ou alocados. É a condução da comunicação constante, indo e vindo, em tempo real entre as pessoas e empresas, facilitando os processos decisórios e de negócios.

 

Para promover o fluxo das informações e o processo de transformação do conhecimento, é necessário fazermos o delineamento para gerenciar esse fluxo e aplicarmos essas técnicas com sabedoria na arte de gerenciamento de documentos. Isso se torna possível quando analisamos e seguimos os passos contextualizados de:

 

I-   organizar o fluxo informacional desarticulado do foco do negócio.

II-  fazer um diagnóstico do que existe.

III- questionar a utilidade da informação, como característica crítica de negativar o fato e inviabilizar a ação e uso do documento.

IV- analisar a periodicidade da informação junto aos clientes envolvidos e a funcionalidade e eficácia do sistema.

V-  verificar o trâmite da informação.

 

Assinale a alternativa CORRETA acerca dos passos referentes ao processo de transformação do conhecimento:

 




  • As alternativas II, III e IV estão corretas.

  • As alternativas III, IV e V estão incorretas.

  • As alternativas I e III estão corretas.

  • As alternativas I, II e IV estão corretas.

  • As alternativas II, IV e V estão corretas.