ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO


Leia o texto que segue e faça o que se pede a continuação.

 

Microfilmagem é o resultado do processo de reprodução, em filme, de documentos em diferentes graus de redução.

Microfilmagem é o serviço de armazenamento e preservação de informações, por meio da captação das imagens dos documentos por processo fotográfico. É uma metodologia utilizada para a preservação da informação e dos arquivos.

É importante ressaltar que a microfilmagem é mídia amparada por lei (Nº 5.433/1968 e Decreto nº 1.799/1996), sendo considerada a tecnologia reconhecida como cópia fiel do documento original e a digitalização da imagem é o processo que permite a conversão de informações documentais em papel ou microfilme para a forma digital, reduzindo o volume do acervo e facilitando o acesso às informações de maneira rápida e eficaz.

Essa tecnologia, agregada à Digital, tornam-se ferramentas imprescindíveis para as instituições, no que se refere à preservação, ao gerenciamento e ao acesso às informações.

 

Depois da leitura do texto, leia e analise as asserções I e II:

 

I- A microfilmagem é indicada para organizações que buscam preservar documentos originais por muito tempo e desejam reduzir o espaço físico ocupado por eles, além disso, ela tem vantagens importantes.

 

PORQUE:

 

II- A microfilmagem evita a deterioração dos documentos, elimina o risco de perda do acervo, ampliando a durabilidade das imagens que são digitalizadas e disponibilizadas em mídia com alto padrão de qualidade.

 

Depois da leitura e análise das asserções I e II, podemos afirmar que:

 

 

 




  • As asserções I e II são falsas.

  • A asserção I é verdadeira, mas a II é uma asserção falsa.

  • A asserção II é verdadeira, mas a I é uma asserção falsa.

  • As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são verdadeiras e a II é justificativa correta da I.