ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO


 

O Software de GED, ou seja, de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, consiste em um sistema de armazenamento, organização e administração de documentos digitalizados. É, sobretudo, um recurso para gerenciamento de informações comum nas organizações empresariais, seja pela tendência da virtualização de processos, seja pelas inúmeras possibilidade e aplicabilidade em diversos segmentos que ele oferece.

Acima de tudo, o GED reúne tecnologias e soluções que permitem que a Gestão Eletrônica dos Documentos, tanto para Arquivos físicos quanto digitais, aconteça, disponibilizando ferramentas que abrangem o gerenciamento dos documentos físicos, digitalizados e microfilmados, com a possibilidade de criar fluxos de trabalho (workflows), a fim de garantir que um processo obedeça a todas as etapas destinadas à execução das tarefas, bem como a efetivação do armazenamento das informações em Nuvem.

Para que tudo isso possa acontecer de maneira fluida, os documentos e seus comprovantes de controle dos processos são manuseados pelas ferramentas de busca (Inter e Intranet) e de integração entre as tecnologias, as quais se baseiam na articulação e utilização de Groupware e Intranet, Workflow, Sistema Cold, dentre outros.

Nesse sentido, de maneira direcionada, o objetivo do uso da ferramenta Groupware é desenvolver a capacidade de dar respostas rápidas e certas aos clientes, internos e externos, a fim de promover a tomada de decisões eficaz, tão necessárias para assegurar as oportunidades que surgem e não podem esperar por soluções demoradas e proteladas.

 

Esse tipo de agilidade garante maior produtividade dos usuários e informações disponíveis nos lugares certos e na hora exata, promovendo o trabalho em equipe e a tomada de decisão eficaz.

 

Dentre as alternativas apresentadas abaixo, qual delas NÃO pertence às vantagens do uso do Groupware pelas equipes organizacionais?

 




  • Processos de facilidade da comunicação rápida, clara, direta, persuasiva, além da permissão de novas modalidades de comunicação.

  • Utilização de estratégias de comunicação e tomada de decisão unilateral, repassadas à equipe no modelo unicamente presencial, seguindo ordens e formatos de trabalho de acordo com o estilo de liderança autoritário.

     

  • Formação de grupos de interesses, objetivos e metas comuns, fundamentados pela união de múltiplas perspectivas e especialidades dos profissionais.

  • Promoção na facilidade de solução de problemas em equipe, bem como economia de tempo e custos na coordenação de trabalho em grupo.

  • Acesso e participação dos integrantes, independentemente de onde estejam no momento da recepção da mensagem.