LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Segundo Freitas e Fabri (2019), a compreensão do texto, entendido como uma unidade significativa, vai depender do autor e do leitor e de suas intenções. Por que ler? Para que ler? No trajeto da leitura, o leitor vai decidindo os significados do texto, dando-lhe uma configuração de coerência.

 

Para esse exercício, esse leitor se apropria de várias ações como: constatar o material lido, compará-lo com outros, transformando-o, atribuindo-lhe significados, enfim, experimentando os horizontes do texto e se firmando como SER leitor, capaz de se posicionar no mundo.

 

Considerando o contexto apresentado abaixo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I. Por exemplo, um e-mail tem propostas diferentes de um arquivo de artigo científico em pdf; uma crônica tem objetivos diferentes de um editorial de jornal. Assim, ao buscar a intencionalidade, o sujeito coloca-se diante de várias significações apresentadas, que ele vai delineando e se apossando do texto.

 

PORQUE

 

II. O ato de ler inicia-se no momento em que o sujeito percebe, toma consciência do documento escrito, que será objeto de sua leitura. Assim, o leitor deve buscar as intenções nele propostas, uma vez que os textos pertencem a diferentes gêneros, e esses gêneros são definidos de acordo com suas diferentes intenções comunicativas.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.