LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Observe o texto a seguir e analise os termos presentes nele.

 

A informação e os conteúdos transbordam na web e o prefixo hiper, também aí, é demandado. Nesse contexto de hiperinformação, as ações de seguir, curtir, taguear e comentar ganham destaque.

O ato de seguir alguém, alguma publicação ou instituição é, entre outras possibilidades, uma forma de filtrar algo de interesse no meio e um oceano de conteúdo. Frente ao que se segue (ou ao que é de alguma forma publicado) na rede, é possível ter diferentes níveis de resposta: algumas acessíveis diretamente a quem publica o conteúdo — curtir, comentar, redistribuir (sem comentar), redistribuir com comentário fundamentado (redistribuição crítica) etc.; outras não tão diretamente acessíveis — publicações em outras redes ou espaços sem referências diretas às origens.

 

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

l. Na web, os diferentes níveis de publicações/respostas acessíveis, direta ou indiretamente, a quem publica o conteúdo podem utilizar de diversos recursos na produção do texto.

 

PORQUE

 

II. As publicações/respostas, além de poderem se basear em outros textos, podem ser acrescidas de diferentes tipos de linguagens, como imagens, vídeos e áudios e isso só pode ser compreensível, principalmente, a partir do entendimento da palavra hiperinformação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da l.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da l.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.