A ESCRITA DA HISTÓRIA: TENDÊNCIAS E DEBATES


Leia com atenção o fragmento a seguir:

A teoria tropológica implica que não devemos confundir “fatos” com “eventos”. Os eventos acontecem, os fatos são constituídos pela descrição linguística. O modo da linguagem usado para constituir os fatos pode ser formalizado e governado por regras, como nos discursos científicos e tradicionais; pode ser relativamente livre, como em todo discurso literário “modernista”; ou pode ser combinação de práticas discursivas formalizadas e livres. (WHITE, Hayden. Teoria Literária e Escrita da História. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro vol. 7, n° 13, 1991, p.15)

O historiador norte-americano Hayden White, em sua análise sobre a escrita da História, propôs uma teoria "meta-histórica" por meio do diálogo entre a história e teoria literária. A partir da meta-história, ele considera a historiografia como:




  • literatura, pois o texto histórico não precisa se preocupar com o real, podendo utilizar-se de linguagens poéticas em sua escrita.

  • imaginação, pois o historiador tem liberdade de recriar os fatos, a partir de uma linguagem poética, de acordo como ele imaginou ter ocorrido.

     

  • ficção, pois o historiador ao escrever os fatos recria-os a partir de sua interpretação, sem se preocupar com a realidade dos fatos.

     

  • narrativa, pois o historiador utiliza de estilos retóricos de linguagem para construir o texto histórico.

  • metáfora, pois o texto histórico não trata da realidade em si, mas daquilo que o historiador quer demonstrar por meio de uma linguagem comparativa.