TEORIA DA LITERATURA


Leia atentamente o fragmento a seguir, retirado do texto “A Vida ao Rés-do-Chão”, de autoria de Antônio Cândido e indicado como texto obrigatório do roteiro “O gênero crônica e a perspectiva do narrador-repórter no discurso do cotidiano”.

 

"Tudo é vida, tudo é motivo de experiência e reflexão, ou simplesmente de divertimento, de esquecimento momentâneo de nós mesmos a troco do sonho ou da piada que nos transporta ao mundo da imaginação. Para voltarmos mais maduros à vida..." Antônio Cândido

 

 

Com base no fragmento exposto, e no que você estudou sobre o gênero crônica, é CORRETO afirmar que:




  • Escrever uma crônica é se propor a realizar um sonho, justamente pelo caráter complexo desse gênero. Nesse sentido, a crônica é um gênero que atravessa os séculos como as grandes  narrativas épicas e os grandes romances.

  • A crônica é fruto daquele momento do dia-a-dia digno de um flash. Antônio Cândido afirma que por não estar no alto da montanha, mas no simples rés-do-chão, a crônica está mais próxima das pessoas comuns.

  • Toda crônica nasce de alguma piada que é contada nas rodas sociais. É por isso que Antônio Cândido comparou a crônica com o rés-do-chão.

  • Qualquer coisa que aconteça em qualquer lugar é assunto para se transformar em crônica, exceto as questões ligadas ao texto fictício.

  • Por não ser um gênero pequeno, a crônica é capaz de elevar o escritor à categoria de gênio da literatura.