LINGUÍSTICA II


Os trechos, a seguir, foram extraídos da canção “Pátria que me pariu”, de Gabriel o Pensador, leia-os:

 

Pátria que me pariu

               Gabriel o pensador

A criança é a cara dos pais, mas não tem pai nem mãe
Então qual é a cara da criança?
A cara do perdão ou da vingança?
Será a cara do desespero ou da esperança
Num futuro melhor, um emprego, um lar?
Sinal vermelho, não dá tempo pra sonhar
Vendendo bala, chiclete
(Num fecha o vidro que eu num sou pivete
Eu não vou virar ladrão se você me der um leite e pão
Um vídeo game e uma televisão
Uma chuteira e uma camisa do Mengão

Pra eu jogar na seleção, que nem o Ronaldinho

Vou pra copa, vou pra Europa

Coitadinho! Acorda moleque! Cê num tem futuro!
Seu time não tem nada a perder
E o jogo é duro! Você não tem defesa, então ataca![...]

 

[...] Mostra tua cara, moleque! Devia tá na escola
Mas tá cheirando cola, fumando um beck

Vendendo Brizola e crack
Nunca joga bola mais tá sempre no ataque
Pistola na mão, moleque sangue bom
É melhor correr, que lá vem o camburão
É matar ou morrer! São quatro contra um!
(Eu me rendo!) Bum! Clá! Clá! Bum! Bum! Bum!

Boi, boi, boi da cara preta, pega essa criança com um tiro de escopeta [...]
 

(Fonte: https://genius.com/Gabriel-o-pensador-patria-que-me-pariu-lyrics)

 

Você estudou acerca do fenômeno linguístico que ocorreu na ilha de Martha’s Vineyard e que, segundo Tarallo (1986, p.14), “atitudes linguísticas são as armas usadas pelos residentes para demarcar seu espaço, sua identidade cultural, seu perfil de comunidade, de grupo social separado”.

 

Considerando essa afirmativa, o conhecimento de mundo partilhado acerca da realidade brasileira e os estudos feitos, podemos afirmar que as variáveis linguísticas encontradas na canção de Gabriel o Pensador:

  1. revelam a forma de falar das comunidades, que vivenciam situações de descaso social e medo da violência.
  2. constituem a forma de falar de classes menos favorecidas, apresentando uma forma de língua estigmatizada socialmente.
  3. apresentam uma forma de falar que demarca o espaço e a identidade cultural do falante (eu lírico da canção), evidenciando o perfil da comunidade a que pertence.
  4. apresentam uma forma de falar que demarca a identidade cultural do falante contribuindo para que o eu lírico se posicione ideologicamente, ironizando as situações narradas na canção.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:




  • 1, 2 e 3

  • 1, 2, 3 e 4

  • 3 e 4 

  • 2 e 4

  • 1 e 2