GEOGRAFIA DO TRANSPORTE
Considerando a política de energia veicular, o Brasil passou pela elaboração e implementação de alguns projetos de alteração das formas de energia utilizadas pelos veículos brasileiros. O caso mais relevante foi o do pró-álcool. Embora já utilizasse o álcool misturado à gasolina desde a década de 1920, a criação do Pró-álcool, em 1975, representou um passo definitivo nas mudanças significativas em relação à quantidade consumida. Acerca do assunto, analise as proposições a seguir:
I) O Pró-álcool foi criado em resposta ao primeiro choque do petróleo, quando o Brasil importava 80% do produto consumido. Com apoio do Banco Mundial, o governo brasileiro criou mecanismos para ampliação das áreas de cultivo de cana-de-açúcar e construção de novas usinas.
II) O Pró-álcool foi uma alternativa criada para consumir o excesso de cana-de-açúcar produzido no Brasil, herança da produção de açúcar do Nordeste. O açúcar transformado em álcool passou a ser exportado, imediatamente, para todo o mundo, alavancando a economia brasileira.
III) O Pró-álcool foi um projeto de instalação do parque tecnológico de fabricação de motores a álcool. O governo brasileiro isentou transnacionais japonesas para que pudessem atuar no mercado nacional, interrompendo a dependência de importação da tecnologia para veículos flex.
É correto o que se afirma em: