GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


Uma das consequências de um sistema de mobilidade baseado no automóvel é o volume de ocupação do território. Para permitir a circulação a áreas públicas para estacionamento, percebemos que o sistema viário precisa ser largo, ou seja, ocupa uma área muito grande. Sendo assim, podemos dizer que a mobilidade pelo automóvel é protegida e adulada. São problemas gerados por esse incentivo:

 

A - Com a massificação do acesso ao automóvel houve uma democratização do consumo do espaço, reduzindo, assim, a injustiça na mobilidade.

B - Esse modelo faz a área urbana expandir-se cada vez mais, gerando custos na implantação de sistemas de vias, drenagem e coleta de esgoto.

C - A mobilidade cresce no sentido inverso da renda, pois, quanto menor o poder aquisitivo, maior o deslocamento populacional a pé ou por meio das bicicletas.

D - As viagens tornam-se mais longas, demandando maior tempo de deslocamento, mais energia e maior emissão de poluentes.

E - A produtividade do transporte coletivo é reduzida, pois, há aumento nos custos de operação e, consequentemente, do valor das tarifas.

 

O incentivo ao automóvel gera os problemas descritos em:

 




  • C, D e E.

  • B, D e E.

  • A, B e C.

  • B, C e D.

  • A, C e E.