GEOGRAFIA DO TRANSPORTE
Sobre a acessibilidade no Brasil, considere a charge e o texto a seguir:
TEXTO 1
Disponível em https://estavaganaoesua.wordpress.com/tag/ser-forte/. Acesso em: 12 Set. 2018.
TEXTO 2
“Os direitos das pessoas com deficiência finalmente estão chegando aos meios de comunicação e sendo integrados ao discurso do Estado, mas as mudanças concretas de efetivação de cidadania ainda ocorrem de maneira lenta, diz a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos de Pessoas com Deficiência (IBDD), Teresa d’Amaral. Segundo ela, a legislação brasileira sobre o tema é excelente, mas não houve, nos últimos anos, efetivação dos direitos dessa parcela da população.”
(Acessibilidade é desafio para deficientes em todo o país. Reportagem de 27/04/2018. Disponível em https://exame.abril.com.br/brasil/acessibilidade-e-desafio-para-deficientes-em-todo-o-pais/. Acesso em Set. 2018).
Com base nos textos 1 e 2, podemos concluir que:
- Graças à movimentação nacional por parte das pessoas com limitações físicas, ocorreram mudanças na agenda pública brasileira, referente à adaptação e adequação de equipamentos públicos e do sistema de transportes. Na prática, porém, nem sempre é possível fruir de acessibilidade.
- É inegável que as leis federais 10.048 e 10.098, de 2000, regulamentadas em 2004, começaram a modificar a situação das pessoas com limitações físicas. Muito se avançou, em relação ao período anterior à Lei, mas, a luta pelo cumprimento das novas normas ainda está em pauta.
- As leis federais 10.048 e 10.098, de 2000, e sua regulamentação em 2004, mudaram radicalmente a situação das pessoas com limitações físicas no Brasil. O que está na legislação pode ser verificado nos espaços públicos, em geral, como em ônibus, escolas e repartições.
É correto o que se afirma em: