GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


A liberação e incentivo ao uso de motocicletas no Brasil acompanharam os processos de liberalização e privatização iniciados em 1990, intensificados com o Plano Real de 1994. Nesse período, políticas federais incentivaram o uso massificado da motocicleta, que passou a ser muito utilizada na entrega de documentos e pequenas mercadorias nos grandes centros. Veja, a seguir, quais as assertivas que se relacionam às mudanças políticas destinadas ao uso de motocicletas:

 

1.  A liberação da importação de motocicletas em 1991 foi a primeira medida adotada para a intensificação de sua utilização.

2.  Graças aos incentivos político e fiscal, a indústria automotiva no Brasil abriu um novo e lucrativo ramo de negócios.

3.  Com a massificação do uso da motocicleta, os motociclistas passaram a ser as maiores vítimas do trânsito no Brasil.

4. A compra de motocicletas foi facilitada pela autorização para formação de consórcios e financiamentos de longo prazo.

5. A queda na produção de motocicletas em 2008 decorreu da crise econômica internacional e afetou todos os modelos.

 

As assertivas que se relacionam às mudanças políticas destinadas ao uso de motocicletas são:

 




  • 3, 4 e 5.

  • 2, 3 e 4.

  • 1, 2 e 5.

  • 1, 2 e 4.

  • 1, 3 e 5.