METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II
A literatura pode se tornar uma importante ferramenta na construção do conhecimento. O professor que deseja diversificar seus recursos pode encontrar elementos, na literatura, que irão estimular o aluno no seu processo de aprendizado, além de facilitar a compreensão dos conteúdos da Geografia. Cada obra literária traz consigo os registros e as impressões de cada período histórico e, portanto, devem ser contextualizados com coerência com cada tema. Assim, para a utilização dessa ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, devemos observar as características de cada estilo, época e contexto histórico.
Conforme a análise do trecho acima e os estudos realizados, relacione a primeira, com a segunda coluna, identificado as caraterísticas da literatura brasileira e seu uso no ensino de Geografia.
( 1 ) Barroco Brasileiro
( 2 ) Romantismo
( 3 ) Realismo/ Parnasianismo
( 4 ) Pré- Modernismo
( 5 ) Modernismo
( 6 ) Pós- Modernismo
( ) Desenvolvido após a segunda Guerra Mundial, esse estilo literário tratou especialmente de temas da realidade brasileira, as mazelas sofridas pelo trabalhador pobre (ex: Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto). Ideal para as discussões acerca da formação do povo brasileiro, a extração social e a subordinação das frações menos abastadas pelas elites tradicionais (agrárias).
( ) Trata-se de uma literatura nacionalista, de exaltação da natureza, da pátria. Criação do herói nacional e idealização do amor e da mulher. Pode ser introduzida no estudo da luta abolicionista e os ideais políticos do período histórico pós-independência.
( ) Marcado pela Semana de Arte Moderna (1922), desenvolveu-se em um período de grandes transformações da sociedade brasileira. Enquanto as estruturas produtivas da economia se "prepara" para a industrialização inevitável e formação dos grandes centros urbanos (como no caso de São Paulo), nas artes a proposta é de ruptura com os métodos arcaicos, intencionando-se a criação de um novo conceito (genuinamente brasileiro) de arte. As obras são adequadas para se estudar a efervescência social e a crítica à aristocracia e burguesia (1922-1945).
( ) Sofreu as influências das ideologias positivistas (valorização do conhecimento científico) e marxistas (crítica ao modo capitalista de produção, identificação da divisão de classes e da disputa entre burguesia e proletariado). Trata especialmente das relações sociais revelando e criticando a exploração da burguesia sobre a classe trabalhadora (como em "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo). São obras apropriadas para estudar sobre a produção do espaço brasileiro a partir da luta de classes e da reprodução do capital.
( ) Literatura com grande produção para o público infantil (Monteiro Lobato), e para o público adulto, com alto teor ideológico. Apresenta os problemas brasileiros, buscando representas os regionalismos, relatando a realidade social brasileira, revelando as condições de vida dos menos favorecidos. Obras acertadas para a compreensão das condições de vida nos anos iniciais do século XX e o caráter ideológico que essas trouxeram para a formação do imaginário popular.
( ) Desenvolveu-se no período colonial, especialmente, nos espaços de mineração e circulação do ouro. O uso dessa literatura e obras de arte, em geral, no ensino de geografia serve para analisar a produção do espaço pela ostentação e circulação da riqueza.
A sequência correta está contida em: