CONVERSÃO DE ENERGIA


Dispositivos conversores de energia como indutores e transformadores em sua maioria possuem um núcleo de ferro que tem a importante função de aumentar o fluxo concatenado por unidade de corrente.  No entanto, no núcleo de ferro ocorrem as chamadas perdas no ferro quando o dispositivo conversor de energia entra em operação. Para diminuir essas perdas diversos procedimentos construtivos são aplicados. Avalie as afirmativas abaixo a esse respeito, classificando-as em verdadeiras ou falsas e escolha a resposta correta entre as alternativas disponíveis. 

  1. Para minimizar as perdas por frangeamento costuma-se abrir um entreferro no núcleo de ferro dos dispositivos conversores de energia.
  2. Os núcleos dos indutores e transformadores são laminados para diminuir as perdas causadas por correntes parasitas
  3. Tanto as perdas por histerese como as perdas por correntes parasitas variam com a espessura das chapas do núcleo laminado elevada ao quadrado.
  4. Durante a operação dos dispositivos conversores de energia, as perdas por efeito Joule no enrolamento do primário e secundário juntas são desprezíveis, pois os enrolamentos são construídos de fios de mesma bitola.

 

É correto apenas o que se afirma em




  • Somente 3

  • Somente 2, 3 e 4

  • Somente 1

  • Somente 2

  • Somente 2 e 3