CONVERSÃO DE ENERGIA


Figura 1. Circuito magnético simples.

 

Considere o texto que se segue a respeito de circuitos magnéticos, retirado de Umans (2014). “Um circuito magnético consiste em uma estrutura que, em sua maior parte, é composta por material magnético de permeabilidade elevada. A presença de um material de alta permeabilidade tende a confinar o fluxo magnético aos caminhos delimitados pela estrutura, do mesmo modo que, em um circuito elétrico, as correntes são confinadas aos condutores.  Um exemplo simples de um circuito magnético está mostrado na figura 1. Assume-se que o núcleo é composto de material magnético cuja permeabilidade magnética µ é muito maior que a do ar (µ >> µo), em que µ é permeabilidade o núcleo e  µo = 4π10-7 Ꞷb/Ae.m é a permeabilidade do vácuo. O núcleo tem seção reta uniforme e é excitado por um enrolamento de N espiras conduzindo uma corrente i”. Considerando esses e outros conceitos relativos aos circuitos magnéticos, avalie as afirmativas que se seguem, classifique-as em verdadeiras ou falsas e depois marque resposta correta entre as seguintes opções.

  1. Devido à alta permeabilidade do núcleo, uma solução exata mostraria que o fluxo magnético está confinado quase inteiramente ao núcleo, posto que a permeabilidade do ar ao redor do núcleo é muito pequena.
  2. Uma solução exata mostraria que as linhas de campo seguem o caminho definido pelo núcleo de ferro e que basicamente a densidade de fluxo é uniforme em uma seção reta qualquer porque a área de seção reta também é uniforme.
  3. O campo magnético pode ser visualizado em termos de linhas de fluxo formando laços fechados interligados ao enrolamento do indutor.
  4. A fonte do campo magnético do núcleo de ferro é o produto Ni, em ampères-espiras, denominado de força magnetomotriz (FMM) que atua no circuito magnético.

É correto o que se afirma em




  • 1, 3 e 4, apenas

  • 1, 2 e 3, apenas

  • 2, 3 e 4, apenas

  • 1, 2, 3 e 4

  • 3 e 4, somente