INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS


Segundo o autor do capítulo indicado como leitura obrigatória nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder), o poder está assentado sobre duas bases fundamentais. A primeira é a Generalização, onde a capacidade de garantir anuência precisa ser generalizada e não somente em função de um ato de sansão particular que o dominante está em condição de impor sobre o dominado. Existe, no entanto, uma segunda viga de sustentação que fundamenta o poder. A que nos referimos? Qual é esse segundo elemento? Assinale a alternativa que apresenta o segundo componente de fundamentação do poder a que faz referência a leitura obrigatória. Assinale corretamente:




  • a verdade, que é o interesse único de todo movimento social, estando as instituições, sobretudo o Estado, compromissadas com esse ideal coletivo.

  • a Legitimidade, que é a contrapartida da confiança dada, é a promessa de que o conjunto de expectativas do dominante e do dominado serão cumpridas.

  • a tenacidade, que é a disposição que mantem a dinâmica histórica das instituições e a dialética padrão destas com os sujeitos sociais.

  • a racionalidade aplicada pelo estado, suprindo plenamente todas as carências sociais, dramas institucionais e quaisquer percalços que possam prejudicar o avanço civilizatório.

  • a piedade, que constitui aspecto primordial para a coesão social e para a harmonia nos núcleos de convivência que alicerçam as experiências institucionais.