ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE / 2014 – com adaptações)

Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.

Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).

 

A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:




  • os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.

  • os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.

  • o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.

  • o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.

  • a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.