GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Direção vai fornecer equipamento destinado ao tratamento de resíduos

 

Atento às questões ambientais e ciente do compromisso de todos para a destinação adequada dos resíduos, o grupo mineiro Direção Consultoria & Engenharia, especializado em prestação de serviços que envolvem a elaboração de estudos, pesquisas, diagnósticos e projetos de engenharia, diversificou seu leque de atuação e aposta em um novo nicho de negócio: a montagem e revenda de equipamentos com tecnologia japonesa para o tratamento adequado do lixo. Todo o processo de produção e aquisição será feito pela Direção Máquinas, empresa do Grupo Direção Consultoria & Engenharia, responsável pela montagem do equipamento e com patente autorizada para a fabricação. “Percebemos que, além do negócio, é preciso tratar a destinação correta do lixo de forma séria e responsável. Por isso, estamos acreditamos em soluções altamente sustentáveis e apostamos na montagem e revenda de equipamentos com tecnologia japonesa, hoje considerada a melhor opção para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais, de agronegócio e hospitalar. O equipamento reduz em até 95% o volume dos resíduos e está totalmente dentro das normas ambientais”, detalha o CEO do Grupo Direção Consultoria & Engenharia, Fred Couto. O equipamento, chamado “DRTO5”, que realiza a decomposição de resíduos por meio de plasma frio, que pode integrar uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos. Funciona com a presença de oxigênio e dispensa totalmente a utilização de lixões, que já foram proibidos desde 2010. A tecnologia tem capacidade para tratar 210 kg de lixo por hora e apenas uma máquina atende, por exemplo, as necessidades de um município de até 20 mil habitantes. Vale ressaltar que é feita a triagem de todo o resíduo antes de dar entrada no maquinário, o que torna indispensável a colaboração de Associações de Catadores de Papel (DIÁRIO DO COMÉRCIO, 2019).

 

Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/direcao-vai-fornecer-equipamento-destinado-ao-tratamento-de-residuos/. Acesso em: 15 jun. 2020.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - O equipamento não utiliza combustíveis ou fonte de energia externa para o processo de tratamento do lixo.

 

PORQUE

 

II - o lixo é o próprio combustível e 100% da matéria resultante é aproveitável e pode ser usada como adubos, insumos para cimenteiras, fabricação de bloquetes, entre outros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.