GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Arujá contrata nova empresa para coleta de lixo, mas moradores permanecem sem o serviço

 

A Prefeitura de Arujá contratou uma nova empresa para fazer a coleta de lixo na cidade. No começo da semana a cidade suspendeu o contrato com a Center Leste, que era responsável pelo serviço, pois a empresa está sendo investigada pela Justiça. Por causa dessa transição, no entanto, os moradores de Arujá ficaram quase uma semana sem coleta e varrição de ruas. Um transtorno para os moradores que tiveram que conviver com lixo em frente das casas e até espalhado pelas ruas e terrenos baldios. A coleta de lixo foi realizada pela última vez há mais de uma semana. Agora os resíduos se acumulam por diversos bairros. No Parque Rodrigo Barreto, por exemplo, as lixeiras ainda estavam cheias no começo da tarde desta quinta-feira (18). De acordo com o Jocelino de Oliveira, moradora da Rua Benedita Leopoldina de Almeida, o problema tem atrapalhado a rotina, pois causa mau cheiro e atrai pragas. A opção encontrada por ele e por alguns vizinhos foi manter o lixo na garagem de casa [...] (DIÁRIO TV 1ª EDIÇÃO, 2020).

 

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/06/18/aruja-contrata-nova-empresa-para-coleta-de-lixo-mas-moradores-permanecem-sem-o-servico.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2020.

 

A coleta de resíduos sólidos urbanos é uma atribuição do município, realizada porta-a-porta por quase todos os municípios brasileiros. Após a coleta, os resíduos são transportados para as unidades de tratamento ou para o local de disposição final. Porém, em alguns casos ainda são previstas estações de transbordo. Considerando o contexto apresentado, as estações de transbordo são:

 




  • Locais onde os resíduos são dispostos.

  • Locais onde os resíduos são transferidos de veículos menores para veículos maiores.

  • Locais onde os resíduos são segregados para reciclagem.

  • Locais onde os resíduos perigosos são acondicionados.

  • Locais onde os resíduos orgânicos serão tratados por compostagem.